Sesap dá início ao curso de formação dos apoiadores da atenção hospitalar

Apoiadores da Sesap. Foto: Sesap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou, por meio da Subcoordenadoria de Capacitação (SUCA), na manhã de hoje (19), no auditório da Unifacex, a abertura do curso de Formação dos Apoiadores da Atenção Hospitalar, com o objetivo de fortalecer a atenção hospitalar no Rio Grande do Norte; proporcionar espaços de educação permanente com ênfase no papel do apoiador hospitalar; e instrumentalizar o apoiador acerca do contrato de metas e resultados das unidades hospitalares do RN.

Na abertura do evento, o secretário estadual de saúde, Dr. Cipriano Maia, explanou sobre o apoio institucional e de unidades hospitalares no RN, destacando o papel institucional e a importância em direcionar o apoio hospitalar para a mudança. “O apoio hospitalar visa proporcionar processos de mudança para qualificar a atenção ao usuário e a valorização dos trabalhadores”, ressaltou Cipriano.

Logo em seguida, a secretaria-adjunta de saúde, Dra. Maura Sobreira, apresentou o desenho da formação dos apoiadores hospitalares, esclarecendo como se dará a formação dos profissionais que atuarão nas unidades hospitalares de nosso estado. “Esse momento é um processo de aprendizado coletivo, que visa colocar em prática as diretrizes do Plano Estadual de Saúde de maneira mais concreta, com foco nos resultados e na melhoria na produção do cuidado”, disse ela.

Em seu painel, a infectologista e coordenadora da Coordenação de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR), Dra. Milena Martins, falou do perfil do apoio hospitalar no RN: “São 42 apoiadores, que na maior parte tem formação na área da saúde, mas também, em educação, administração, engenharia e outras formações, que desempenharão o papel de articulador, educador, facilitador, negociador e mediador de conflitos”.

Por fim, o Dr. Ricardo Volpe, coordenador do Contrato de Metas e Resultados da Sesap, abordou em sua exposição o apoio hospitalar no RN e as perspectivas da implantação do contrato de metas e resultados. “Espera-se que o apoio na atenção hospitalar funcione com integralidade, estimulando a criação de espaços coletivos, possibilitando a transformação e favorecendo a interação entre os atores envolvidos no processo. O Contrato de Metas e Resultados utiliza a metodologia do Balanced Scorecard (BSC) tendo quarto eixos: financeiro, clientes, aprendizado e crescimento e processos internos”, explica.

A programação do evento segue até o final do dia, onde será realizada uma TBL (Team-based Learning) – aprendizagem baseada em equipes, sobre a rede SUS e o papel das unidades hospitalares.

O curso de formação dos apoiadores da atenção hospitalar tem carga horária de 60 horas, com certificação pela SUCA, e previsão de término em março de 2021.

Sesap