Pelo 3º dia consecutivo, Brasil registra recorde de mortes por coronavírus: 1.473
Nas últimas 24 horas, foram registradas 1.473 mortes pelo coronavírus no país, segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado na noite desta quinta-feira (4). É o número mais alto de novos óbitos em um único dia desde a chegada da covid-19 no Brasil.
O recorde registrado nesta quinta-feira foi o terceiro consecutivo esta semana. Na quarta-feira (3), o número de 1.349 tinha sido o mais alto até então; o dia anterior, a terça-feira (2), também, com 1.262 óbitos em 24 horas.
Desde o início da pandemia, um total de 34.021 pessoas morreram pela covid-19 e 614.941 casos de infecção foram registrados no país (30.925 destes nas últimas 24h), segundo o boletim mais recente do ministério.
São considerados recuperados 254.963 casos.
O boletim diário, normalmente divulgado por volta das 19h, só foi enviado à imprensa às 22h desta quinta-feira, assim como aconteceu no dia anterior. Desta vez, porém, a pasta não esclareceu o motivo do atraso — diferente da quarta-feira, quando afirmou que “problemas técnicos” haviam “excepcionalmente” causado isto.
No intervalo de apenas um mês, o Brasil multiplicou por cinco o seu total de mortes por covid-19, em mais uma marca dramática atingida pela pandemia no país. Há um mês, o relatório diário da Organização da Saúde (OMS) mostrava que o Brasil tinha 5,9 mil mortes pela doença em 2 de maio.
Outra marca trágica atingida pelo país nesta quinta-feira foi ter passado a Itália e ter se tornado o terceiro país no mundo com mais mortos pela covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido. Em número de casos, o Brasil está em segundo lugar, atrás dos EUA, como mostra um painel global da universidade Johns Hopkins.
No momento em que muitos Estados e municípios brasileiros já discutem e implementam medidas de flexibilização da quarentena, os dados globais da universidade mostram que a curva de contágio do Brasil continua ascendente, diferentemente de outros países europeus e asiáticos em processo de flexibilização, cujos dados parecem indicar, no momento, uma estabilização no número de casos.
Todos os Estados brasileiros já têm mortes pela covid-19 confirmadas. Lideram em números de casos e óbitos São Paulo (129.200 casos e 8.560 mortos), Rio de Janeiro (60.932 casos e 6.327 mortos) e Ceará (59.795 casos e 3.813 mortos).
BBC Brasil