Florianópolis sai de risco moderado para alto risco: quarentena volta com tudo

Movimento de pedestres na região central de Florianópolis (SC), nesta segunda-feira (22) Foto: Antônio Carlos Mafalda/Estadão Conteúdo

A prefeitura de Florianópolis voltou a endurecer as regras de isolamento social após aumento nos números de casos e mortes em função da Covid-19. A partir de quarta-feira (24), o uso de máscaras passa a ser o obrigatório em toda a cidade, sob pena de multa de R$ 1.250 caso haja descumprimento. As medidas foram anunciadas na tarde desta segunda-feira (22), após o “covidômetro”, plataforma da administração municipal sobre o coronavírus, mudar a classificação da situação atual de “risco moderado” para “alto risco”.

Com a novas regras, shoppings e galerias, academias e quadras esportivas deverão ficar fechados por tempo indeterminado. Nas praias, estão permitidos somente esportes aquáticos e pesca. Os restaurantes só poderão abrir das 11h às 15h, durante a semana. Nos fins de semana e período noturno, ficam autorizados apenas entrega e retirada no balcão.

As áreas de lazer do município, como praças, parques, e as avenidas Beira-mar Norte e Continental só poderão ser frequentadas durante a semana. Para bares e lanchonetes, as regras são funcionamento até as 18h nos dias semana. À noite — durante a semana — e aos fins de semana poderão entregar produtos e deixar que os clientes retirem no local.

A Capital tem 1.108 casos confirmados de coronavírus e 10 mortes, segundo o governo estadual. Mas a prefeitura contabiliza 12 óbitos, sendo que duas ainda não foram registradas pelo Estado.

Apesar das novas regras, fica inalterado, por ora, o funcionamento do transporte público municipal, que retornou na última semana. Nesta segunda-feira (22), o transporte intermunicipal voltou a circular em Florianópolis, seguindo uma série de restrições que são aplicadas também nos ônibus municipais.

G1/SC