Está aberta a consulta pública sobre proposta de diretrizes diagnósticas de câncer de pele

Pacientes são examinados durante campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele no Hospital Federal de Ipanema.(Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde abre, a partir desta sexta-feira (20), uma consulta pública sobre as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Melanoma Cutâneo, tipo mais grave de câncer de pele. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) encaminhou o tema com recomendação inicial favorável à aprovação no SUS. As contribuições podem ser enviadas até o dia 8 de junho pelo site da Comissão e serão analisadas pela Secretaria-Executiva do órgão.

O melanoma tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos. Ele pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais.

Em pessoas de pele negra, esse tipo de câncer é mais comum em áreas como palmas das mãos e plantas dos pés.

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão.

Fonte: Ministério da Saúde