Diretor-executivo da OMS diz que Brasil ainda não chegou ao pico da pandemia
O diretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde), Michael Ryan, afirmou nesta 2ª feira (1º.jun.2020) que o pico de casos de covid-19 no Brasil ainda não chegou. Segundo ele, ainda não é possível prever quando o país atingirá o pior momento na pandemia.
Ryan disse que os países da América Latina têm, no momento, os maiores registros diários de casos e mortes pela doença. A transmissão no continente ainda está fora de controle.
“Não acredito que tenhamos atingido o pico, e não posso prever quando ocorrerá, mas precisamos mostrar solidariedade aos países das Américas Central e do Sul, da mesma forma que fizemos com países de outras regiões”, afirmou ele.
A organização também declarou que os sistemas de saúde do Brasil –entre outros países sul-americanos– estão “sob pressão”.
“Se olharmos os diferentes hemisférios, 5 dos 10 países com maior número de casos nas últimas 24h estão nas Américas: Brasil, EUA, Peru, Chile e México. É uma área bastante ampla. E os países com maior aumento são Brasil, Colômbia, Peru, México, Haiti e Argentina”, disse Ryan.
Até a noite de domingo (31.mai.2020), o Ministério da Saúde contabilizava 514.849 casos de covid-19 no Brasil. O número de mortes chegou a 29.314. Há 4.208 óbitos em investigação.
Poder 360