Conitec publica documento sobre estudos de medicamentos para tratamento de depressão

Depressão tem transtornado a vida de milhares de famílias. Foto: Marcelo Camargo

A Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) publicou um documento sobre estudos de medicamentos para o tratamento do Transtorno Depressivo Maior (TDM). Esse é um tipo mais grave de depressão, mais crônico e com maior impacto físico e mental. O transtorno está entre as quatro principais causas de invalidez, afetando a produtividade e qualidade de vida dos brasileiros.

O informe sobre o documento é parte do Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT), etapa do processo de avaliação de tecnologias em saúde, e tem como objetivo identificar tecnologias novas e emergentes e prever possíveis impactos no sistema de saúde. Clique aqui para acessar o material.

O MHT pode auxiliar o processo de incorporação podendo se antecipar às demandas e identificar tecnologias que tenham custo financeiro viável para o SUS. Também pode ajudar na análise de impacto favorável na prática clínica, na organização dos serviços e nos aspectos sociais e éticos associados a sua utilização.

Monitoramento pós-incorporação

Além do Monitoramento do Horizonte Tecnológico, a Conitec também trabalha o monitoramento pós-incorporação, outra etapa importante no processo de avaliação de tecnologias em saúde.

Ele tem como objetivo avaliar a efetividade de uma determinada tecnologia frente às outras terapias no tratamento de uma determinada condição, utilizando dados de vida real.

Fonte: Ministério da Saúde