Brasil ultrapassa marcas de 90 mil mortes por Covid-19 e 2,5 milhões de casos confirmados

Cemitério em São Paulo.
Foto: Estadão/Werther Santana

O Brasil ultrapassou hoje a marca de 90 mil mortes causadas pela covid-19. O Ministério da Saúde anunciou hoje que passou a contabilizar nas últimas 24 horas mais 1.595 óbitos em decorrência da infecção provocada pelo novo coronavírus.

É o recorde de registros em apenas um dia, mas inflado porque o estado de São Paulo não divulgou ontem os dados, atualizando hoje de uma vez só os números referentes a dois dias, que somaram 713 óbitos e 26.543 novos casos registrados. O total de vítimas em todo o Brasil agora chegou a 90.134.

O ministério divulgou ainda que foram adicionados à conta mais 69.074 diagnósticos positivos para covid-19, número recorde no período de 24 horas, mas também impulsionado pela divulgação atrasada dos dados de São Paulo. O total de infectados pelo novo coronavírus no Brasil ultrapassou a marca de 2,5 milhões. São, desde o início da pandemia, 2.552.265 casos confirmados.

O atraso na divulgação, segundo o secretário estadual de Saúde de SP, Jean Gorinchteyn, foi resultado de “uma incompatibilidade no acesso a essas informações”. O problema, apontado na comunicação com o Ministério da Saúde, já havia represado dados na última semana. O secretário, no entanto, garante que o problema já foi solucionado.

Segundo o governo federal, o Brasil tem atualmente 675.712 pacientes em acompanhamento. Outros 1.787.419 casos são considerados como recuperados da covid-19.

Uol