Abertas as inscrições para Prêmio Nacional de à Promoção do Uso Racional de Medicamentos

Medicamentos: Uso necessita ser racional. Foto: Reprodução Internet

O Ministério da Saúde abriu nesta segunda-feira (20) as inscrições para a V Edição do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos “Lenita Wannmacher” – 2022. Saiba como se inscrever aqui. O prazo para participar vai até 18 de julho.

O prêmio tem como objetivo incentivar a produção técnica e científica, artística, cultural e/ou de intervenção social voltada à promoção do uso correto de medicamentos em doses adequadas com aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Podem participar do concurso pesquisadores, gestores, trabalhadores, artistas, representantes de instituições culturais e de organizações da sociedade civil com atividades desenvolvidas entre os anos de 2018 a 2022. Acesse aqui o regulamento da premiação.

Uso racional de medicamentos

O uso adequado de medicamentos é um assunto caro à Organização Mundial da Saúde (OMS) e está entre os objetivos e as diretrizes da Política Nacional de Medicamentos (PNM) e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (Pnaf).

Segundo a OMS, há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. Exemplos de uso irracional incluem o uso de muitos medicamentos por paciente (“polifarmacia”) e o uso inadequado de antimicrobianos, muitas vezes em dosagem inadequada.

Fonte: Ministério da Saúde