Consórcio de imprensa confirma que Brasil passa os 2 milhões de casos de Covid-19

Em Madureira, no Rio de Janeiro, o mercado ficou lotado. Foto: André Coelho.

O Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de casos confirmados de covid-19 nesta quinta-feira, 16, segundo levantamento do consórcio de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde.

O balanço, atualizado às 20 horas, mostra que o país tem um total de 2.014.738 infectados e 76.822 mortes causadas pelo coronavírus.

O consórcio de veículos reúne UOL, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra.

Para se ter uma ideia do tamanho da pandemia, é como se toda a população da cidade Curitiba, capital do Paraná, já tivesse a doença.

Com o primeiro caso confirmado em fevereiro, foram três meses para chegar a 500 mil casos, no dia 31 de maio. Menos de um mês depois, este número foi para 1 milhão, e 27 dias após este patamar, o Brasil registra mais de 2 milhões de infectados.

Somente no período de um dia, foram registrados 1.299 óbitos e 43.829 testes reagentes para o SARS-CoV-2. A média móvel, que contabiliza os últimos sete dias, está em 1.081 confirmações de óbitos e 36.519 casos a cada 24 horas.

“Como a epidemia se distribui desigualmente no espaço geográfico, o número de casos no Brasil está alto e estamos em um platô no número de mortos elevadíssimo, de mais de 1 mil mortes por dia, e isso nos preocupa muito”, disse Roberto Medronho, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio e Janeiro (UFRJ) e líder do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19 da UFRJ.

Este número de confirmações diárias de casos está elevado desde maio. Quando se olha o acumulado por semana epidemiológica, considerada pelos pesquisadores a melhor maneira de analisar os dados, percebe-se uma tendência de estabilidade.

As semanas epidemiológicas são estabelecidas por convenção internacional para o controle e apuração de dados sobre uma epidemia ou pandemia. Sempre são contadas de domingo a sábado. Atualmente estamos na 29ª que começou no dia 12 de julho.

Exame