Triste marca: mortes por Covid-19 no RN passam de mil e comércio vai reabrir

Teste de coronavírus. Foto: Reprodução Internet

O Rio Grande do Norte ultrapassa a marca de 1.000 mortes por Covid-19 às vésperas da reabertura das atividades econômicas do estado, anunciada para esta quarta-feira (1º). Segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), divulgados durante coletiva de imprensa nesta terça (30), o estado contabiliza 1.034 óbitos em decorrência da infecção. A coletiva contou, pela segunda vez, com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT).

Em conversa com a imprensa, Fátima explicou que a retomada da economia, comunicada aos setores produtivos nesta segunda-feira (29), será feita com base em critérios científicos. “Nosso comitê apontou uma redução na taxa de transmissibilidade (abaixo de 1) há alguns dias e que se confirma hoje, bem como a queda na ocupação de leitos. Conclamamos a sociedade, os empresários e os poderes para concentrar esforços e dar esse passo com a segurança que ele exige. Sem esse envolvimento, vamos retroagir”, disse.

A governadora chamou a atenção para os cuidados diante das ações de reabertura da economia. “A situação ainda inspira cuidados. Há uma necessidade imperiosa de manter o distanciamento social e o uso de máscaras”, alertou.

Dados

Além do aumento no número de óbitos por Covid-19, o Rio Grande do Norte registra outras 167 mortes sob investigação por causa da doença. São 30.010 casos confirmados da infecção, 43.427 casos suspeitos e 48.051 descartados.

O estado tem uma taxa de ocupação geral de leitos críticos de 93,7%. São 731 pessoas internadas, das quais 372 estão em leitos críticos. Os índices de ocupação estão distribuídos da seguinte maneira:

  • Oeste: 100%
  • Guamaré: 100%
  • Grande Natal: 97,3%
  • Seridó: 79,3%
  • Pau dos Ferros: 63%

Agora RN