EUA testam droga usada contra ebola e resultados contra Covid-19 animam cientistas

Foto: Getty Images

O médico consultor de saúde do governo americano, o especialista em imunologia Anthony Fauci, afirmou hoje que a primeira etapa de testes do remédio remdesivir, da biofarmacêutica Gilead Sciences, mostrou “boas notícias” no combate ao novo coronavírus.

As notícias animam cientistas, governos e mercados também porque o remdesivir é estudado desde 2015, quando demonstrou eficiência no combate à epidemia de ebola na África.

A droga antiviral, que atrapalha o processo de reprodução do vírus ao fazer com que ele copie também moléculas da droga, também vem sendo testada contra vírus menos conhecidos que possuem material genético formado por uma fita de RNA, assim como o novo coronavírus. Por isso, é considerada no meio do caminho, em termos de cronogramas de testes e lançamento, em comparação com drogas novas, criadas “do zero”.

Mais cedo, a Gilead Sciences havia informado que o estudo havia chegado aos primeiros resultados, mas não deu mais detalhes. As autoridades de saúde dos EUA devem divulgar os resultados completos dos testes, conduzidos pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas do país, ainda nesta quarta-feira.

Valor Investe