No Rio, hospital para tratar Covid-19 tem 90% dos leitos de UTI ocupados

Hospital Ronaldo Gazolla. Foto: Diário do Rio

O hospital de referência no tratamento da Covid-19 da prefeitura do Rio, o Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte da cidade, tem mais de 90% das vagas ocupadas nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). É ele que concentra a maioria dos leitos disponíveis para tratamento de pacientes vítimas do novo coronavírus na capital.

De acordo com um levantamento feito pelo Bom Dia Rio, a rede municipal de Saúde do Rio tem, no momento, 170 leitos exclusivos para o coronavírus.

Destes, 150 são no Hospital Ronaldo Gazolla e, dentre eles, 137 já estão ocupados e somente 13 estão vagos.

No início do mês, o presidente Jair Bolsonaro chegou a usar o Hospital Ronaldo Gazzola como exemplo de que havia exagero na prevenção à Covid-19.

“Desconheço qualquer hospital que esteja lotado. Desconheço. Muito pelo contrário, tem hospital no Rio de Janeiro, o tal de Gazola, se eu não me engano, tem 200 leitos e tem 12 ocupados. Não é isso tudo o que estão pintando”, afirmou o presidente.

Há 12 dias, a unidade tinha 56 pacientes internados com suspeita de coronavírus, dos quais 21 estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

G1